Este poema sinfónico, depois deu origem à Primeira Sinfonia de Mahler. O compositor desvalorizava o uso de textos de intenção programática, mas acabou por escrever estas palavras:
«Estamos diante de uma pessoa que nos é querida.
A sua vida, esforços, amarguras, e desejos passam-nos uma vez mais, pela última vez, diante dos olhos da nossa alma…
E agora? È tudo isto apenas um sonho desolador, ou esta vida e esta morte têm um significado?
-Temos que ser capazes de responder a estas questões se queremos prosseguir a nossa vida.»
Na altura da composição deste poema, Mahler teria uma paixão por Marion Weber, mulher do neto de Carl Maria von Weber, um amor impossível. Adam Mickiewicz escreveu um texto dramático, sobre um triângulo amoroso, no qual as personagens principais se chamam, Marie e Gustav. Este acaba por se suicidar transformando-se num espírito condenado a vaguear em torno da sua amada.
Não há certezas, mas Mahler e Mickiewicz eram amigos e partilhavam uma visão trágica da arte e do seu poder redentor, com referências muito óbvias da filosofia de Schopenhauer, Wagner e Nietzsche, comportamento desafiador caracterizado pela figura de Prometeu e do ideal que leva o homem a enfrentar com orgulho o seu próprio destino.
MAHLER - TOTENFEIER (CERIMÓNIA FÚNEBRE)
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