O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós.
JEAN-PAUL SARTRE

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Declaração de Amor à Língua Portuguesa


Minha pátria, minha língua
Linha pátria, minha míngua
Juro-te, se fores minha gramática
Eu serei tua sintaxe.
É que, em ti, gosto de tudo
Dos sons, dos ecos, da surdez 
Até das tuas rimas fáceis
Em extáse, em extáse.
Certo, nem sempre nos entendemos
Desgosto quando dizes atempadamente
E tu enxofras com os meus isso é suposto.
Mas não tem mal
Um dia, num presente distante
Voaremos juntos a uma ilha deserta
Lá cantarás só para mim
E eu, enfim (prometo que sim) 
Calar-me-ei de vez 
Só para ti.
Seremos não mais uma língua 
e seu falante
Tão só uma palavra (uma palavra simples)
e o seu não menos discreto 
amante

Poema inédito de Rui Zink (JL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário