O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós.
JEAN-PAUL SARTRE

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

JOHN KEATS



Ao Outono

I

Estação de névoas e frutífera suavidade,
Amiga do peito do sol maduro;
Conspiras como ele como espargir e abençoar
Com frutas as videiras nos beirais de palha;
Arqueias com maçãs os ramos musgosos,
Preenches até o fim de madurez as frutas;
Inflas as cabaças e farta as cascas das avelãs
Com doce cerne; fazes brotar mais
E mais, flores tardias às abelhas,
Até que pensem jamais findar-se-ão os dias quentes,
Pois o Verão transbordou suas meladas colméias.

(...)
[Mais poemas em: http://john-keats.tumblr.com/Poemasemportuguês

John Keats (Londres, 31 de Outubro de 1795 - Roma, 23 de Fevereiro de 1821). Juntamente com Lord Byron e Percy Bysshe Shelley, foi uma das principais figuras da segunda geração do movimento romântico. A poesia de Keats é caracterizada por um imaginário sensual, mais visível na sua série de odes.
O trabalho de Keats raramente foi bem recebido pelo público e pelos críticos. Indiferente a isso, ele escreveu com abundância e qualidade, por toda a sua curta vida. Entre 1818 e 1819, concentrou-se em dois poemas importantes: Hyperion (inacabado), em versos brancos, sob a influência de John Milton, e La Belle Dame Sans Merci.
Abandonou a carreira médica para dedicar-se à literatura e começou a escrever o longo poema Endymion em 1818, que foi violentamente criticado. Tais críticas, no entanto, apenas estimularam o poeta.
No ano em que se publica Endymion, Keats encontrou Fanny Brawne, a grande paixão da sua vida. Teve que separar-se dela em 1820, devido à tuberculose que havia contraído. Foi para a Itália, onde morreu poucos meses depois. Sobre seu túmulo, no Cemitério Protestante de Roma, foi esculpida a inscrição que ele mesmo redigira: Here lies one whose name was writ in water (Aqui descansa um homem cujo nome está escrito sobre a água).
Keats, o último e maior dos poetas românticos ingleses, exerceria uma profunda influência sobre Tennyson, Robert Browning, pré-rafaelitas e outros.
"Se a poesia não surgir tão naturalmente como as folhas de uma árvore, é melhor que não surja mesmo".

"O prazer visita-nos muitas vezes; mas a mágoa agarra-se cruelmente a nós".

"No mesmo templo do deleite / A velada Melancolia tem o seu santuário".

"'Beleza é verdade, verdade é beleza' - isto é tudo / o que conheceis sobre a Terra, e é tudo o que precisais conhecer".

"Oh, se eu ao menos pudesse ter uma vida de sensações em vez de uma vida de pensamentos".

(WIKI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário