O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós.
JEAN-PAUL SARTRE

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Ei-ichi Negishi – NOBEL DA QUÍMICA 2010


Negishi defende a teoria da síntese orgânica, que pode resolver os problemas do mundo, com novos métodos de síntese de compostos químicos complexos, mediante acoplamentos cruzados por paládio. Os métodos que desenvolveu transformaram a Acão das indústrias químicas (agrícola ou farmacêutica) e revolucionaram os laboratórios de sínteses orgânicas em todo o mundo.
Nigishi alega: «Para prevenir a fome precisamos de comida e a química pode ajudar. A maior parte das coisas que precisamos são químicos orgânicos e isso pressupõe carbono. A população está a crescer e no próximo século será imensa e precisamos de outro planeta».

Negishi defende como solução a síntese orgânica: dióxido
  de carbono (CO2) e água (H2O), matérias-primas essenciais. Presentemente, o dióxido de carbono é considerado desperdício e mau para o ambiente. Mas esse é um mau princípio, do ponto de vista científico, porque a natureza usa dióxido de carbono e água, para produzir hidratos de carbono e outros materiais orgânicos.»

Um comentário:

  1. Resposta de um química:
    Registo, com agrado, que andas quimicamente curiosa ....rsrsrrsr
    Ora então, vamos lá a descodificar esse Nobel tripartido pelo norte-americano Richard F. Heck e os japoneses Ei-ichi Negishi (a residir nos EUA) e Akira Suzuki (professor no Japão):

    - os quimicos orgânicos fazem magia nos seus laboratórios com o objectivo de imitar a Natureza. Um dos truques mais dificies (e, por isso, muito apreciado), consiste em estabelecer novas ligações entre carbonos que integram moléculas diferentes e que, assim, originarão compostos mais complexos. Portanto, é preciso promover o seu encontro no contexto adequado para que "simpatizem" um com o outro, se "apaixonem" e decidam entrar num processo de co-habitação. kkkkkkkkkkkkkkkk
    - Ora, tal como acontece com os humanos (que mais não são que reservatórios de compostos de carbono), este processo pode resultar de uma maneira mais eficiente se houver facilitadores desses encontros amorosos entre carbonos, as chamadas alcoviteiras ou casamenteiras (passe a analogia...rsrsrrs) ....
    - O brilhante trabalho científico destes 3 químicos consistiu em descobrir que o Paládio (um "alcoviteiro" metálico do reino da química inorgânica) tinha estas benfazejas artes de fazer apaixonar carbonos e levá-los a "juntar os trapinhos", mesmo quando provinham de estruturas familiares numerosas e complexas ... o casamento decorre de forma rápida, limpa e não produz estragos ou rupturas familiares que levem a produtos secundários ....rsrsrsrrrsrr
    - desta forma, é possível produzir compostos que têm actividades terapêuticas importantissimas e que são produzidos pela Natureza através de vegetais e animais, mas em quantidades diminutas.
    - Portanto, esta descoberta aproxima os químicos orgânicos da grande DEUSA da ALQUIMIA ... Agora, podemos pensar em fazer grandes contruções lego (hidratos de carbono, por exº) com pequenas peças que contêm carbono, como é o caso do CO2 ... reaproveitamos algo, impedindo os seus efeitos nefastos, e produzimos moléculas para nos alimentarmos !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir