O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós.
JEAN-PAUL SARTRE

sábado, 25 de maio de 2013

SENA DA SILVA


António Martins Sena da Silva (24 de Janeiro de 1926 - 26 de Setembro de 2001), designer, arquitecto, artista plástico, fotógrafo, cronista, pedagogo e empresário, foi um dos principais divulgadores do design em Portugal.
Uma «matriz humanista», a que não é alheia a influência neorrealista, e a natural contaminação do desenho: Eis o enquadramento da exposição patente na CORDOARIA NACIONAL, em Lisboa.
«Há nas suas imagens uma especial atenção ao contexto histórico, aos anónimos, às pessoas da cidade e às circunstâncias difíceis em que vivia uma boa parte da população. Mas o que o distingue de outros fotógrafos da sua geração é a relação com o desenho, com o design, que se traduz num certo sentido de composição. No trabalho formal do modo de enquadrar. A sua plasticidade visual torna-o mais ecléctico».
Sérgio Mah, investigador e professor da Ciências da Comunicação e comissário desta exposição.
Sena da Silva faz parte de uma geração: Victor Palla, Costa Martins, Gerard Castelo-Lopes, Carlos Calvet , Carlos Afonso Dias, que fundaram a moderna fotografia portuguesa, sem se conhecerem bem uns aos outros.
Sena da Silva, experimentou a experiência criativa do olhar. E a exposição está para ver com trabalhos, que nunca foram expostos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário