O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós.
JEAN-PAUL SARTRE

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

ANO 2009

Com o ano a terminar, jornais e revistas fazem a retrospectiva dos acontecimentos de 2009 e até mesmo da década. Relativamente a Portugal obviamente que foram muito chocantes os escândalos financeiros, envolvendo políticos e empresários, os paradoxos da crise, a constante subida do desemprego, a luta dos professores...e ainda aqueles casos recorrentes, que de vez enquanto saltam para as primeiras páginas e preocupam o espírito de muita gente, o mistério da Praia da Luz e o caso Casa Pia, entre outros.
Os grandes acontecimentos da década, foram inevitavelmente o ataque terrorista sofrido pelos Estados Unidos e subsequentes atentados da Al-Qaeda, que alteraram completamente o mundo, a nomeação de um presidente americano negro, os problemas ambientais e as consequentes catástrofes naturais, a situação de miséria para além dos limites em que se encontra muitas pessoas, especialmente em África e que sobrevivem até à fatalidade no caos da fome e da doença.
Por muito que se tenha feito a nível mundial a insegurança continua e, ainda há poucos dias, uma bomba esteve a milésimos de segundos a ser detonada num avião, as guerras no Afeganistão e Iraque não se lhes vê um fim e nada vão resolver, os problemas ambientais vão continuar, possivelmente em crescente e a crise, resultado também de tudo isto, quem sabe quando vai acabar?
Relativamente a Portugal, a corrupção tornou-se uma coisa banal, os conflitos instuticionais também, o desequilibrio social idem aspas, que solução há para o desemprego?
TEREMOS ASSIM UM ANO MAIS DO MESMO!?...
(Claro que isto é uma visão muito sintética e simplista, outros poderão fazê-la com mais profundidade, com mais poder de análise, isto é apenas um pequeno apontamento)

Um comentário:

  1. Manu, mi belle

    A questão é que parece que em todos os paises em menor ou maior escala, este quadro repete-se... O Brasil, como exemplo, vem crescendo em diversos aspectos, mas, a corrupção é um cancêr entranhado nas instituições... O que me preocupa é que é um problema sem solução, porque a corrupção nasce no alto esca~lão, lá somente dá seu eco, a corrupção tem seu berço no cotidiano das pessoas comuns, que a aceitam, a vicejam, a fomentam.

    Queremos combater a corrupção, aqui ou ali, acolá, onde for? Combatemos-la aonde ela nasce, no cotidiano imberbe dos homens, no dia-a-dia, nas pequenas coisas... matando ela aí, ela morrerá nas esferas mais luxuosas..

    Abraços, estejas bem hoje e sempre!

    Sempre instrutivo vir te visitar, não canso de repetir isso, mon ami!

    ResponderExcluir