O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós.
JEAN-PAUL SARTRE

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Cornell Capa

Cornell Capa (10 de Abril de 1918, Budapeste- 23 de Maio de 2008, Nova Iorque), fotógrafo, membro da Agência Magnum e o irmão mais novo do fotojornalista e fotógrafo de guerra, Robert Capa.
Nascido como Cornell Friedmann, ele era o filho mais novo de Dezso e Julia Berkovits Friedmann, Em 1931, o seu irmão Robert foi forçado a deixar o país por causa de actividades esquerdistas, que tinham sido alvo da atenção de funcionários do ditador húngaro anti-semita, Miklós Horthy.
Em 1936, Cornell foi para Paris para trabalhar com o seu irmão Robert. Em 1937, Cornell Capa mudou-se para Nova Iorque para trabalhar na revista Life.
Em Maio de 1954, Robert Capa foi morto por uma mina durante as tensões que levaram à Guerra do Vietname. Naquele mesmo ano, Cornell Capa juntou-se à Agência Magnum. Para a Magnum, Capa cobriu a União Soviética, a Guerra dos Seis Dias e a política americana.
Cornell Capa montou uma série de exibições e livros com o título de The Concerned Photographer As exibições levaram ao estabelecimento em 1974 da International Center of Photography em Nova Iorque, do qual foi director. Publicou também varias colecções de fotografias, incluindo JFK for President, uma série de fotografias sobre a campanha presidencial de 1960, que fez para a revista Life. De referir ainda um livro sobre os primeiros 100 dias da presidência de Kennedy, com Henri Cartier-Bresson e Elliott Erwitt, os seus colegas fotógrafos da Magnum.






Nenhum comentário:

Postar um comentário