O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós.
JEAN-PAUL SARTRE

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Sir Laurence Kerr Olivier

Sir Laurence Kerr Olivier, Barão Olivier de Brighton, OM (Dorking, 22 de Maio de 1907  Steyning, 11 de Julho de 1989) actor, produtor e director cinematográficos , vencedor de prêmios como Oscar, Globo de Ouro, BAFTA e quatro vezes vencedor do Emmy. É considerado por muitos como o maior ator anglófono de todos os tempos.
Agraciado com o título de sir em 1947, Laurence Olivier foi um dos mais carismáticos atores do século XX. Sua presença em palco fascinava o público e sua credibilidade como intérprete, no drama como na comédia, proporcionou-lhe os maiores êxitos.
Foram as peças de Shakespeare que lhe proporcionaram as maiores glórias da carreira, tanto no cinema como no teatro. Representou, produziu e dirigiu as obras "Henrique V" , "Hamlet", "Ricardo III".
Participou de 121 peças de teatro, apresentando-se nos palcos da Inglaterra, de vários países da Europa e nos Estados Unidos. A sua trajetória no cinema foi extensa, participou em 65 filmes, alguns deles também como diretor.
A sua primeira premiação com o Oscar foi em 1946, pela sua atuação e direção em "Henrique V". Dois anos depois "Hamlet" levou quatro Oscars: filme, ator principal, direção de arte e figurino. Em 1978 recebeu um Oscar especial pelo conjunto da sua obra e por sua contribuição à arte cinematográfica.

Em 1969 foi convidado para narrar o documentário sobre a Segunda Guerra Mundial: The World at War. Produzido de 1969 a 1973, as entrevistas inéditas com testemunhas oculares e personagens históricos, as raras imagens colhidas de diversos países envolvidos no conflito e a narração ímpar de Olivier, fizeram deste documentário o mais significativo de todos os tempos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário