
Banksy nasceu em 1975 em Bristol e o seu verdadeiro nome não é conhecido. É um artista de rua e enche as paredes de Bristol e Londres com os seus trabalhos em stencil. Iniciou a sua carreira com 14 anos, quando foi expulso da escola e esteve preso por pequenos delitos.
Como activista social, expõe a sua aversão aos conceitos de autoridade e poder. Nos seus trabalhos há criticas sociais, comportamentais e políticas de uma forma agressiva e sarcástica.
Em Bristol, inicialmente os seus trabalhos em paredes eram tapados com tinta, hoje são reconhecidos e preservados, devido à sua qualidade, Banksy conquistou o direito de intervir, ser apreciado e respeitado.


A art undergroud redefiniu, nas últimas décadas, as fronteiras e a subjectividade da expressão artística, colocando-a no limiar do vandalismo.
Porta-voz de todo um movimento libertário, Banksy surge na penumbra, mantendo o anonimato, provando que não é a auto-imagem a força motriz da projecção mediática. Banksy é um fantasma. Espectro de uma geração inconformada, política e socialmente activa e subversiva, não olha a meios para expor a sua obra. Criticando os problemas da contemporaneidade, explorando uma ideologia anarquista, pacifista, anticapitalista e absurda, assim se mostram os seus trabalhos: eficientes e provocadores, apesar de serem falíveis à passagem do tempo e ao eventual desaparecimento.


http://www.artofthestate.co.uk/banksy/banksy.htm
http://www.banksyunmasked.co.uk/
Nenhum comentário:
Postar um comentário