O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós.
JEAN-PAUL SARTRE

sexta-feira, 17 de junho de 2011

«A LARANJA MECÂNICA» - STANLEY KUBRICK


NA AMÉRICA ESTE POST FOI VOTADO COMO O MAIS ICONOGRÁFICO DA HISTÓRIA DO CINEMA.

Após 40 anos, o filme volta a ser exibido no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (Moma) e no Festival de Cannes.
Tenho bem na memória o filme, que de facto muito me impressionou.
Turning Like Clockwork incide sobre o conceito de «ultraviolência» e mostra todos os impactes culturais da mesma (foi sempre um desgosto para o realizador que movimentos de skinheads e punks tenham usado o filme como justificação para actos violentos).
O filme narra a história de um «hooligan» violento que é usado pelo Estado opressivo como exemplo de um programa de reinserção social parece ter um eco muito actual nas nossas sociedades. Se há quarenta anos o filme tinha um peso futurista, hoje, à parte o design retro, parece actual.
«Laranja Mecânica» envelheceu bem e ainda mete respeito toda a sua simbologia de lavagem cerebral e discurso sobre a ruindade do ser humano e a ultraviolência que nasce de nós.
Apesar do sucesso da bilheteira a controvérsia foi muito forte. Kubrick recebeu ameaças de morte. O filme apesar de estar a ter bastante êxito foi retirado dos cinemas americanos pela Warner.
O actor principal, Malcom McDowell disse: «O Alex foi o primeiro psicopata do cinema, acho que preparei o terreno para Hannibal Lecter (O Silêncio dos Inocentes)



Stanley Kubrick (Nova Iorque, 26 de julho de 1928Hertfordshire, 7 de março de 1999) foi um dos cineastas mais importantes do século XX, considerado por muitos como o maior cineasta de todos os tempos, responsável por uma carreira notável e bem-estruturada, de início seus filmes eram sempre muito polémicos e mal-recebidos pela crítica, depois tornaram-se todos clássicos consagrados pelos mesmos.

.../...
MAIS

Há realizadores que acompanhei o seu percurso, Kubrick foi um deles a partir de: Spartacus e depois Lolita, Dr. Estranhoamor, 2001 Odisseia no Espaço, Laranja mecânica, Shining, Nascido Para Matar e De olhos bem Fechados.

O filme que sempre quis fazer sobre Napoleão, poderá estar em vias de acontecer, usando tudo aquilo que o realizador escreveu e o arquivo imenso que tem sobre esta figura histórica, mas não era um filme sobre história no sentido literal, que pretendia fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário