O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós.
JEAN-PAUL SARTRE

quarta-feira, 24 de março de 2010

FRUSTRAÇÃO - ULISSES - JAMES JOYCE

Nunca consegui ler este livro, já fiz várias tentativas, mas...acaba por ser posto de lado, no entanto ainda não desisti de o ler.
Até tive que ler a Ilíada de Homero, na qual se baseia o livro...mas a linguagem de James Joyce é que me tem desmotivado.


Vi uma peça de teatro, interpretada por Graça Lobo, há uns anos, que tinha por título «MOLLY» e suscitou um certo escândalo!...



RESUMO DE ULISSES - A 16 de Junho de 1904, Leopold Bloom, um judeu irlandês, sai de casa para comprar os rins que a mulher adora comer ao pequeno-almoço, ir à Posta Restante buscar as cartas de amor da amante, cumprir as suas obrigações de angariador de publicidade e assistir ao enterro de um velho conhecido no cemitério.
O Sr. Bloom, como Ulisses através dos mares, vai ser arrastado através de Dublin numa odisseia trivial e aventureira. A ilha dos Lotófagos, a gruta de Polifemo e a caverna de Circe, tomam aqui nomes de praças de Dublin, de bares e de bordéis irlandeses. Nausicaa, Penélope, Telémaco e os pretendentes são pessoas que vai encontrando, uma cantora, um jovem professor de História falador e boémio, um velho empresário corrupto ou ébrios eloquentes. Será apenas na madrugada seguinte, bem comido e melhor bebido, que Leopold Bloom regressará a casa (Ítaca), após ter sido expulso de um bar por um sujeito intratável, depois também de ter apanhado no bordel uma bebedeira memorável que termina num pandemónio fabuloso. História da vida de um pobre diabo judeu irlandês, enganado pela mulher e que corre atrás de qualquer saia que lhe passa perto.
Terá pelo caminho refeito todo o percurso da História, paródica e sublime, a história de tudo o que a Humanidade inventou para atravessar a terra: línguas, culturas, metafísicas, filosofias, teologias, erotismos, ritos, brincadeiras, preces, magias, sem esquecer o whisky, o vinho tinto e os rins fritos em manteiga, sem esquecer também os prodígios da palavra humana, única alavanca de Arquimedes que poderia, sem ponto de apoio, levantar o mundo.
'Ulisses' foi escrito pelo irlandês James Joyce quando vivia modestamente em Paris. Joyce passou alguns anos escrevendo a sua obra-prima, hoje considerada um divisor de águas da literatura mundial. Existe um antes e um depois de 'Ulisses'. O livro que criou formas inusitadas de expressão, que inaugurou uma nova linguagem, que inventou voz e estilo, e que por muito tempo, também por suas transgressões, permaneceu censurado.
SOBRE JAMES JOYCE EM:
http://pt.wikipedia.org/wiki/James_Joyce

Nenhum comentário:

Postar um comentário