O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós.
JEAN-PAUL SARTRE

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

O SONHO NA OBRA DE FERNANDO PESSOA


O Homem é do tamanho do seu sonho. Fernando Pessoa

Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte disso, tenho em mim todos os sonhos do mundo...Álvaro de Campos ( Fernando Pessoa )

Deus quer, o homem sonha e a obra nasce. Fernando Pessoa

Ler é sonhar pela mão de outrem. Ler mal e por alto é libertarmos-nos da mão que nos conduz. A superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo. Fernando Pessoa

As figuras imaginárias têm mais relevo e verdade que as reais. Fernando Pessoa
Descobri que a leitura é uma forma servil de sonhar. Se tenho de sonhar, porque não sonhar os meus próprios sonhos? Fernando Pessoa, in: Notas Autobiográficas e de Autognose

A superioridade do sonhador consiste em que sonhar é muito mais prático que viver, e em que o sonhador extrai da vida um prazer muito mais vasto e muito mais variado do que o homem de acção. Em melhores e mais directas palavras, o sonhador é que é o homem de acção. Nunca pretendi ser senão um sonhador." (Bernardo Soares)
Alguns têm na vida um grande sonho e faltam a esse sonho. Outros não têm na vida nenhum sonho, e faltam a esse também. Bernardo Soares (no Livro do Desassossego)
De sonhar ninguém se cansa, porque sonhar é esquecer, e esquecer não pesa e é um sono sem sonhos em que estamos despertos. Bernardo Soares (no Livro do Desassossego)
Os meus sonhos são um refúgio estúpido, como um guarda chuva contra um raio. Sou tão inerte, tão pobrezinho, tão falho de gestos e actos. (...) Por mais que por mim me embrenhe, todos os atalhos do meu sonho vão dar a clareiras de angústia (Bernardo Soares, no Livro do Desassossego)

Nenhum comentário:

Postar um comentário