O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós.
JEAN-PAUL SARTRE

quinta-feira, 12 de maio de 2011

ESTÉTICA E ESCRITOS ÍNTIMOS - FERNANDO PESSOA




O fim da arte inferior é agradar, o fim da arte média é elevar, o fim da arte superior é libertar. (...) Há as artes cujo fim é influenciar, que são a música, a literatura e a filosofia. Só a arte é útil. Crenças, exércitos, impérios, atitudes - tudo isso passa. Só a arte fica, por isso só a arte se vê, porque dura.O homem de génio é um mero repositório do seu génio. Todo o seu esforço deve ser utilizá-lo, preparando-se para utilizá-lo. Se não o fizer, graves contas prestará - não sei se a Deus - com certeza a si próprio no futuro.

Tenho pensamentos que, se conseguisse realizá-los e torná-los vivos, acrescentariam uma nova luz ás estrelas, uma nova beleza ao mundo e um maior amor ao coração dos homens. Uma das minhas complicações mentais - horrível para além das palavras - é o medo da loucura, que em si próprio já é loucura. Cada vez estou mais só, mais abandonado. Pouco a pouco, quebram-se-me todos os laços. Em breve estarei sozinho. Procurei sempre ser espectador da vida, sem me misturar nela. Assim, a isto que se passa comigo, eu assisto como um estranho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário