O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós.
JEAN-PAUL SARTRE

quarta-feira, 25 de maio de 2011

PRAZER PARA OS OLHOS...


O livro de arte, tem ganho clientes e investidores e as próprias galerias também estão a apostar na publicação de livros de arte.
Em tempos de crise, comprar um quadro não é nada acessível, por isso muitos contentam-se com a aquisição e colecção de livros de arte. O livro como objecto de arte está a impor-se com editoras especializadas, que consideram existir clientes interessados, assim como os próprios artistas estão interessados.
Há livros que nem são nada baratos, podendo atingir mil euros, (ex: 4 livros dedicados ao surrealismo, com obras de Cesariny, Cruzeiro Seixas, Mário Botas, Alfredo Luz) porque são trabalhos elaborados dentro do conceito do objecto, são serigrafados, com tiragem reduzida e assinados pelo autor, o que faz da peça, uma peça valiosa e de colecção.
Aprecio bastante estes livros e é através dos mesmos que aprecio melhor a obra de um artista, porque posso estar a observar ilimitadamente os quadros em todos os sues pormenores e ver a evolução criativa. Tenho vários, tenho inclusive uma colecção que comprei ainda bastante nova e que se intitula «Génios da Pintura», com muito boas reproduções mas a partir daí fui comprando mais. O que considero imprescindível, não pela reprodução das pinturas, mas para situar-nos no tempo, para quem se interesse pela História da Pintura é:
GUIA DA HISTÓRIA DE ARTE, Direcção de Sandro Sproccati, da Editorial Presença.






Grande fenómeno neste género de livro é mesmo a colecção TASCHEN. Editora alemã, que edita bons livros, esteticamente agradáveis e com preços muito razoáveis.
Benedikt Taschen criou o império Taschen. Desde miúdo gostava de livros, começou a vender livros antes de acabar o liceu, juntou dinheiro e com 18 anos alugou a sua primeira livraria e começou a editar comics. Aos 21, devido a uma monografia de Magritte, lançou-se na edição de livros de arte e depois de outras vicissitudes chegou ao que é hoje! É considerado um vendedor tenaz. Os seus livros são traduzidos em várias línguas, tem escritórios em várias cidades e publica mais de 100 livros novos por ano. Visão pessoal e bom gosto, são as suas regras. Faz o que quer e quando quer. Depois da publicação de pintura e fotografia, as temáticas diversificaram-se bastante, arquitectura, estilismo, bailado, cinema, música…inesgotável…tudo transformando em objectos de prazer…

Nenhum comentário:

Postar um comentário