REMIX ENSEMBLE
Emilio Pomàrico direcção musical
Arnold Schönberg - Noite transfigurada
(Esta obra de Schönberg foi rejeitada pela Associação de Músicos de Viena. Composta em 1899 só foi executada em 1903. Segundo o compositor, Noite Tranfigurada apenas pretendeu representar musicalmente a natureza e os sentimentos humanos. È uma obra programática, escrita tendo por base um poema de Richard Dehmel: numa noite de luar intenso, num céu livre de nuvens, um casal apaixonado caminha pelo bosque olhando a lua; a mulher, grávida, confessa o seu tormento por ter dentro de si o fruto de outro homem, uma criança que lhe lembrará sempre esse pecado. O homem diz: «Vê como cintila o céu claro!/Há um brilho à volta de tudo./Caminhas comigo sobre um mar frio,/mas um calor profundo irradia/de ti para mim, de mim para ti./Ele vai transfigurar esta criança estranha:/ Tu vais dar-ma, e de mim dar-lhe vida;/Tu deste-me esse brilho,/Tu fizeste de mim também uma criança.»
Esta obra dramática, usa técnicas de desenvolvimento motívico próximas dos leitmotiv wagnerianos.
(Esta obra de Schönberg foi rejeitada pela Associação de Músicos de Viena. Composta em 1899 só foi executada em 1903. Segundo o compositor, Noite Tranfigurada apenas pretendeu representar musicalmente a natureza e os sentimentos humanos. È uma obra programática, escrita tendo por base um poema de Richard Dehmel: numa noite de luar intenso, num céu livre de nuvens, um casal apaixonado caminha pelo bosque olhando a lua; a mulher, grávida, confessa o seu tormento por ter dentro de si o fruto de outro homem, uma criança que lhe lembrará sempre esse pecado. O homem diz: «Vê como cintila o céu claro!/Há um brilho à volta de tudo./Caminhas comigo sobre um mar frio,/mas um calor profundo irradia/de ti para mim, de mim para ti./Ele vai transfigurar esta criança estranha:/ Tu vais dar-ma, e de mim dar-lhe vida;/Tu deste-me esse brilho,/Tu fizeste de mim também uma criança.»
Esta obra dramática, usa técnicas de desenvolvimento motívico próximas dos leitmotiv wagnerianos.
RESTANTE PROGRAMA:
Emmanuel Nunes, Tissures
Igor Silva, Terminus, para viola solo e electrónica. Vencedor do Prémio de Composição Casa da Música/ ESMAE 2009 (estreia mundial)
Ferruccio Busoni, Berceuse Elegiaque op. 42. Peça que o compositor dedicou à mãe, depois da sua morte. Na partitura escreveu: «O homem canta à sua mãe morta a mesma canção que esta lhe cantou, quando era pequeno e que nele habitou toda a vida».
Friedrich Cerha, Les Adieux
Nenhum comentário:
Postar um comentário