O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós.
JEAN-PAUL SARTRE

quinta-feira, 15 de abril de 2010

NOITE TRANSFIGURADA

Foi a peça «NOITE TRANSFIGURADA», que me levou à Casa da Música, não sou muito assídua relativamente à música Contemporânea, não gosto de tudo.


REMIX ENSEMBLE

Emilio Pomàrico direcção musical

Arnold Schönberg - Noite transfigurada
(Esta obra de Schönberg foi rejeitada pela Associação de Músicos de Viena. Composta em 1899 só foi executada em 1903. Segundo o compositor, Noite Tranfigurada apenas pretendeu representar musicalmente a natureza e os sentimentos humanos. È uma obra programática, escrita tendo por base um poema de Richard Dehmel: numa noite de luar intenso, num céu livre de nuvens, um casal apaixonado caminha pelo bosque olhando a lua; a mulher, grávida, confessa o seu tormento por ter dentro de si o fruto de outro homem, uma criança que lhe lembrará sempre esse pecado. O homem diz: «
Vê como cintila o céu claro!/Há um brilho à volta de tudo./Caminhas comigo sobre um mar frio,/mas um calor profundo irradia/de ti para mim, de mim para ti./Ele vai transfigurar esta criança estranha:/ Tu vais dar-ma, e de mim dar-lhe vida;/Tu deste-me esse brilho,/Tu fizeste de mim também uma criança.»
Esta obra dramática, usa técnicas de desenvolvimento motívico próximas dos leitmotiv wagnerianos.
RESTANTE PROGRAMA:
Emmanuel Nunes, Tissures
Igor Silva, Terminus, para viola solo e electrónica. Vencedor do Prémio de Composição Casa da Música/ ESMAE 2009 (estreia mundial)
Ferruccio Busoni, Berceuse Elegiaque op. 42. Peça que o compositor dedicou à mãe, depois da sua morte. Na partitura escreveu: «O homem canta à sua mãe morta a mesma canção que esta lhe cantou, quando era pequeno e que nele habitou toda a vida».
Friedrich Cerha, Les Adieux

Nenhum comentário:

Postar um comentário