O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós.
JEAN-PAUL SARTRE

sábado, 24 de julho de 2010

PINTURA - FAUVISMO/CUBISMO

FAUVISMO
Vem da palavra francesa «les fauves» (as feras). Este movimento iniciou-se em 1901, mas só foi considerado como movimento artístico, passados 4 anos. Os fauvistas, eram pintores, que não seguiram o impressionismo. Segundo Henry Matisse, um dos seus seguidores, esta forma de expressão pictórica foi caracterizada, por «uma arte do equilíbrio, da pureza e da serenidade, não abordando temas perturbadores, nem deprimentes».
Os princípios do movimento eram: criação artística à margem do intelecto e dos sentimentos, seguindo os impulsos dos instintos, as sensações primárias. Relativamente à cor, a mesma devia ser pura e de forma exaltante e impulsiva, traduzindo as sensações elementares, com pincelada espontânea, em manchas largas.
As principais figuras deste movimento foram: Paul Gauguin (na sua pintura estão presentes vários movimentos), Georges Braque, Paul Cézanne (considerado depois pai do Cubismo) e Henri Matisse.Este grupo de pintores escandalizou os contemporâneos, ao utilizar nos seus quadros cores violentas, de forma arbitrária. A denominação do movimento deve-se ao crítico conservador Louis Vauxcelles, que, no Salão de Outono de 1905, em Paris, comparou esses artistas a feras (fauves). Tal denominação, inicialmente de carácter depreciativo, acabou por se fixar e passou designar o movimento.



A Dança - Matisse
CUBISMO
O Cubismo é um movimento artístico que ocorreu entre 1907 e 1914, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque.
O Cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objecto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas.
Historicamente o Cubismo teve origem na obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Entretanto, os cubistas foram mais longe do que Cézanne. Passaram a representar os objectos com todas as suas partes num mesmo plano. É como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador. Na verdade, essa atitude de decompor os objectos não tinha nenhum compromisso de fidelidade com a aparência real das coisas. O pintor cubista tentou representar os objectos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas rectas. Não representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objectos. Representa-os como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes.
Isto leva a: geometrização das formas e volumes; renúncia à perspectiva; o claro-escuro perde sua função; representação do volume colorido sobre superfícies planas; sensação de pintura escultórica; cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave.
Cubistas:
Pablo Picasso, Georges Braque Juan Gris, Kazimir Malevich, Fernand Léger, Robert Delaunay, Diego Rivera, entre outros menos conhecidos.


Les Demoiselles de Avignon - Picasso
Guernica - Picasso

[C&H]

Nenhum comentário:

Postar um comentário