"Eu não me levo muito a sério. É a melhor maneira de viver. Aquele que se leva a sério está sempre numa situação de inferioridade perante a vida."
O seu primeiro livro foi o «Mundo Fechado» e desse livro, mandou cópias aos escritores, que na altura ela considerava importantes: Pascoaes, Torga, Aquilino, Ferreira de Castro.
Torga não respondeu, Pascoaes estava muito doente e pouco depois morreu, mas mais tarde foram encontrados nos seus papeis uns apontamentos para Agustina, favoráveis ao livro.
"Escrever é comover para desconvocar a angústia e aligeirar o medo...Ama-se a palavra usa-se a escrita despertam-se as coisas do silêncio em que foram criadas."
A sua escrita, são divagações sobre a condição humana. Uma visão cáustica, cruel e implacável sobre as paixões, com falhas de coerência e lógica, porque elas também existem na vida real.
Os seus grandes influenciadores foram, Dostoievsky e Freud, porque eles foram ao fundo da alma.
O seu romance preferido: Um Inverno Frio.
A Capacidade de Adaptação dos Portugueses
Os observadores estrangeiros maravilham-se de que Portugal resista à crise política e económica com tal poder de adaptação. Há nos Portugueses uma sinceridade para com o imediato que desconcerta o panorama que transcende o imediato. O infinito é o que eu situo - dizem. E assim vivem. Protegidos talvez por essa condição de afecto pelas coisas, pelos seus próprios delitos, que não consideram dramáticos, só ao jeito das necessidades. De resto — quem se apresenta a salvar-nos que não esteja suspeitamente indignado? Os que muito se formalizam muito escondem; os que acusam demasiado privam-se de ser leais consigo próprios. O país não precisa de quem diga o que está errado; precisa de quem saiba o que está certo.
Agustina Bessa-Luís, in 'Dicionário Imperfeito'
Garras dos sentidos
Olá,
ResponderExcluirApreciei sobremaneira o seu Blog, desde logo pelo post sobre a Agustina, escritora cuja obra admiro acima de todas as outras. Encantei-me também pelo aspecto gráfico do Blog, pela disposição do conteúdo, pela sobriedade, etc.
Queria manifestar-lhe a minha admiração pelo seu projecto.
Cumpts!
Olá,
ResponderExcluiradorei o seu blog , pois sou um amante de arte , mas acho que estou casado com as ciências.
o que gosto mais na arte é a pintura expressionista e também a expressionismo abstracto.
cumprimentos