O TNSJ (Teatro Nacional de S. João) presta uma homenagem a Nadir Afonso, arquitecto, ensaísta, pintor, autor de uma obra estruturada no contexto artístico internacional com persistente pioneirismo, construída em total liberdade, o que lhe permitiu manter, em paralelo, várias orientações e linhas de trabalho.
Esta homenagem consta de uma exposição de fotografias, um filme e um livro. Três modos complementares de aceder à «intimidade» de uma vida e de uma obra.
NADIR AFONSO – NO TEMPO E NO LUGAR, fotografias de Olívia da Silva
Estar sem invadir, captar as observações diegéticas do pintor como se este apenas falasse consigo, com as linhas e cores.
NADIR AFONSO conversa com Agostinho Santos
Um livro indispensável para conhecer a obra e o homem. Intermináveis conversas, onde se conhece uma personalidade ainda e sempre desconcertante, inquieta, frontal.
NADIR AFONSO – O TEMPO NÃO EXISTE - Filme de Jorge Campos
Observação do dia a dia de Nadir na companhia da família, ouvindo-o e vendo-o deambular em volta da pintura, mergulhado nas suas raízes rurais. Trás-os-Montes, campo e contracampo da essência matemática da arte e da natureza não por acaso o centro de gravidade da poética de Nadir Afonso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário